Mudanças de Significado – A ressignificação causada pela Pandemia de Covid-19

Uma pandemia global, como a de Covid-19, não poderia passar sem causar a ressignificação das coisas na vida das pessoas.

A forma como o trabalho, o mercado de oportunidades, os relacionamentos, a família e a sociedade foram modificados gerou novas imagens relacionadas a substantivos que já possuíam uma representação comum a todas as pessoas.

Abaixo, algumas considerações sobre a ressignificação de diversos termos e campos, influenciada pelas mudanças trazidas pela Covid-19:

Ressignificação do Trabalho
Trabalho, durante séculos, remeteu à ideia de “sair de casa de dia e retornar no fim da tarde”, embora seja óbvio que para uma grande parte das pessoas, o trabalho acontece e já acontecia de formas diferentes.

Hoje, falar em trabalho, para um número enorme de indivíduos, significa estar em casa, diante de um notebook, realizando atividades iguais às que realizava externamente, ou, ainda, atuando em novos segmentos, principalmente nos relacionados ao mercado digital.

Se há pouco tempo atrás o Home Office era tratado com um certo preconceito, por parte das empresas e dos próprios trabalhadores, hoje ele é considerado um dos principais meios do exercício de atividades profissionais.

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho foi outro aspecto que ganhou outro significado desde o início de 2020.

Quem procurava recolocação profissional concentrava seus esforços em envios de currículos e entrevistas no comércio e na indústria.

Segundo Bruna Bozano, especialista em e-commerces, “durante a pandemia, cresceu significativamente o número de empresas buscando um bom orçamento web design, especialistas em SEO capazes de seguir as novas tendências e atualizações, como o Hummingbird, gerentes de mídias sociais, analistas e especialistas em Business Inteligence e profissionais de suporte ao e-commerce”.

Essa busca foi evidente e intensa nos primeiros meses da pandemia, levando o mercado de trabalho a ser considerado, principalmente, como digital.

A mudança criou uma nova imagem de representação do trabalho, tanto no cenário, como na visualização do termo na mente das pessoas.

Restrições e Ressignificação do Lazer
Lazer sempre foi sinônimo de companhia em alguma atividade prazerosa.

Cinema, shopping, teatro, shows e baladas preenchiam a imagem desse substantivo na mente de grande parte das pessoas.

Hoje, lazer bem sucedido remete a encontrar bons sites para baixar filmes, fazer uma caminhada ou corrida solo e, no melhor cenário, receber um ou dois amigos para uma reunião em casa.

Quando o termo muda e vai para a área dos relacionamentos, as coisas ficam ainda mais diferentes.

Relacionamentos
A Pandemia de Covid trouxe outro significado para o que é “ser solteiro”.

Se, há dois anos, ser solteiro era sinônimo de ser livre, poder desfrutar da companhia de amigos e experimentar relações curtas a qualquer tempo, durante o ano de 2020 e 2021 a ideia de estar solteiro foi muito mais vinculada à solidão do que à liberdade.

Nesse aspecto, não se trata de realizar um juízo de valor sobre ser bom ou ruim estar solteiro ou em uma relação, mas apenas de analisar e compreender o fato de que o isolamento social e a falta de oportunidade para o desfrute de novas experiências modificou o significado da palavra.

Para quem está em uma relação, o dia 12 de junho deste ano mostrou como a forma de demonstrar amor e homenagear um parceiro mudou.

Dia dos Namorados sempre foi sinônimo de jantar romântico e flores, mas esse ano, uma parcela bem menor de apaixonados entendeu a data como uma oportunidade de sair ou viajar a dois.

Segundo informações da Interflores, uma empresa especializada em presentes para datas especiais, “As cestas de café da manhã e presentes físicos ganharam mais importância na forma de presentear e fazer com que o dia dos namorados fosse especial, sem a necessidade de sair de casa para se sentir vivendo a celebração”.

De modo geral, o dia dos namorados de 2021 foi um reflexo do que tem acontecido dentro dos relacionamentos.

A ideia é se manter distante dos riscos e isso tem feito com que os namoros se tornem muito mais “sérios” e parecidos com um casamento do que eram antes da pandemia de Covid.

A mudança de significado abrangeu diversos outros aspectos.

Saúde
Falar em saúde, há muito tempo remetia a estilo de vida saudável, com exercícios físicos constantes, um corpo funcional e alimentação regrada.

Hoje, ao utilizar a palavra “Saúde”, automaticamente é acionado na mente das pessoas, a temática de prevenção à Covid e à vacinação.

Além disso, a saúde mental ganhou um olhar de atenção que não era tão comum quando havia a citação do termo.

Infância
Os efeitos que a pandemia causará sobre a infância das crianças ainda não estão mensurados e não há dúvidas de que, passar mais de 1 ano com contato social reduzido, fará diferença na forma que as crianças veem o mundo.

Há 2 anos atrás, pais e mães estavam preocupados se fariam a decoração Bom Dinossauro ou Frozen na festa de aniversário dos filhos. Hoje, a preocupação é se devem mandar seus filhos para a escola ou mantê-los estudando através de aulas remotas.

Se há um curto período atrás, infância era sinônimo de diversão e liberdade, hoje é um termo que leva preocupação e receio aos pais, que sentem que seus filhos estão perdendo oportunidades muito especiais em um período da vida que não volta mais.

Considerações Finais
Olhar para as transformações na forma em que simples palavras sofrem alterações nos seus significados de acordo com situações, faz com que possa haver uma reflexão em como os indivíduos são voláteis e como seus comportamentos e certezas mudam de acordo com as situações que se apresentam.

Muito tem sido falado sobre o “Novo Normal”, onde há a aceitação dos novos significados de termos, e a adaptação ao novo estilo de vida, com máscaras, álcool gel, menos abraços e beijos, menos contato presencial com amigos e família, maior digitalização do trabalho, dos estudos e das relações, maior valorização do ambiente doméstico e menos glamourização de viagens e passeios turísticos ou à lazer.

No entanto, apesar de mais de já haver mais de 1 ano que a pandemia se instaurou no mundo e esse período ser suficiente para muitas adaptações, resta a dúvida se, após a vacinação de toda a população, os significados voltarão a ser o que eram antes da pandemia, se se manterão como estão neste momento, ou se tomarão um terceiro formato, ainda a ser descoberto e conhecido.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajude a levar o debate sobre temas como este adiante.

https://sul21.com.br/publieditorial/2021/06/mudancas-de-significado-a-ressignificacao-causada-pela-pandemia-de-covid-19/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *